SBA Empreenda

Notícias Empresariais Positivas:

Portugal tem 71 praias com zero poluição

Vila Nova de Gaia e Vila do Bispo são os concelhos que apresentam o maior número de praias (seis cada um) com zero poluição. Das 71 praias identificadas, 67 são em zonas balneares costeiras, três no interior e uma é de transição (estuário).

Segundo a Zero – Associação Terrestre Sustentável, as 71 zonas balneares identificadas representam 12% das 579 praias existentes em 2016. Ao longo das três últimas épocas balneares não foi identificada nenhuma forma de contaminação em nenhuma delas.

A informação foi divulgada no início de Junho, data que também marca o começo da época balnear na maioria das praias do país.

Três praias têm nota máxima

Três anos é o período mínimo requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de Fevereiro de 2006 relativa à gestão das águas balneares. É a partir destes critérios que se classifica a qualidade da zona balnear.

A organização destaca assim as praias do Vale do Rossim (Gouveia), Fraga da Pegada (Macedo de Cavaleiros) e Zaboeira (Vila de Rei) que, durante o período de análise, mantiveram o seu registo intacto.

A associação baseou-se em dados da Agência Portuguesa do Ambiente para identificar três praias com valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises feitas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação - Escherichia coli e Enterococos intestinais. Isto significa que, em todas as análises feitas, não houve sequer deteção de qualquer unidade formadora de colónias.

Três alertas em início de época balnear

A organização apela ao público para ter em consideração três aspetos neste início de época balnear.

  1. Por razões ambientais e de segurança, só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água;
  2. Não devem ser deixados quaisquer resíduos na praia e, de preferência, devemos encaminhá-los através da recolha seletiva. Mais de 80 por cento dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens;
  3. Deve-se preservar a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis.

Consulte AQUI a lista completa das 71 praias com zero poluição.

 

(fonte: http://boasnoticias.pt)

SBA Empreenda - A sua ideia, Agora!!!Contacte-nos ainda hoje sem compromisso.
(clique aqui)

Tel. Fixo: 21 145 27 80 / Telm.: 93 542 53 57

ou através do endereço electrónico:  geral@sbaempreenda.pt
 

Estamos 100% disponíveis para qualquer esclarecimento.

Sobre a SBA Empreenda

A SBA Empreenda assume-se como uma entidade de apoio ao empreendedor, através dos nossos serviços SBA Empresas & SBA Formação, visando potenciar, apoiar e desenvolver novos projectos, novas ideias ou reestruturação de negócios. 

Mais Informações

Contactos Gerais

Telefone: (+351) 21 145 27 80

Telemóvel: (+351) 93 54 25 357

Fax: (+351) 218 531 826

Mais Informações

Contacte-nos
1000 caracteres à esquerda