SBA Empreenda

Notícias Empresariais Positivas:

Poupança das famílias sobe em agosto pelo quarto mês consecutivo

A poupança das famílias voltou a subir em agosto, pelo quarto mês consecutivo, progredindo 0,9 pontos para se fixar nos 77,0 pontos, segundo o indicador da APFIPP/Universidade Católica, hoje divulgado.

Em julho, o indicador tinha registado uma subida marginal (76,1 pontos face a 76 pontos em junho), sendo que em maio se tinha registado a primeira subida desde janeiro de 2015.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP) e a Universidade Católica fazem notar que "as ligeiras variações do indicador APFIPP/Católica nos meses de julho e agosto não alteram a tendência de poupança das famílias, medida pela variação trimestral da série alisada".

"Esta tendência entrou em território negativo em meados de 2012, embora continue desde essa data muito próxima de zero. Isto exprime que, em média, a tendência da poupança das famílias tem diminuído muito ligeiramente, em % do PIB [produto interno bruto], desde essa data", referem.

Desde julho do ano passado que o indicador de poupança da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP)/ Universidade Católica vinha apresentando aumentos mensalmente até que em outubro registou uma queda face ao mês anterior, tendo depois voltado a subir até nova descida em fevereiro, que se foi prolongando até abril.

Propondo-se antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas expressa em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), corrigida da sazonalidade, o indicador inclui os dados do Instituto Nacional de Estatística (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

 

(fonte: economico.sapo.pt)

SBA Empreenda - A sua ideia, Agora!!!Contacte-nos ainda hoje sem compromisso.
(clique aqui)

Tel. Fixo: 21 145 27 80 / Telm.: 93 542 53 57

ou através do endereço electrónico:  geral@sbaempreenda.pt
 

Estamos 100% disponíveis para qualquer esclarecimento.

Sobre a SBA Empreenda

A SBA Empreenda assume-se como uma entidade de apoio ao empreendedor, através dos nossos serviços SBA Empresas & SBA Formação, visando potenciar, apoiar e desenvolver novos projectos, novas ideias ou reestruturação de negócios. 

Mais Informações

Contactos Gerais

Telefone: (+351) 21 145 27 80

Telemóvel: (+351) 93 54 25 357

Fax: (+351) 218 531 826

Mais Informações

Contacte-nos
1000 caracteres à esquerda